terça-feira, 11 de junho de 2013


11/06/2013 11h05 - Atualizado em 11/06/2013 

Gramado permite treinos em julho, e Beira-Rio vira trunfo para privacidade

Com gramado em boa evolução, clube pretende usar campo principal, mas de forma moderada e para eventuais treinamentos fechados

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
126 comentários
beira-rio gramado (Foto: Divulgação)Gramado do Beira-Rio quase pronto para treinar
(Foto: Divulgação)
Cada vez mais verde, o gramado do Beira-Rio será, em breve, novamente espaço para chuteiras, bolas e jogadores. A direção projeta poder voltar a treinar no estádio em julho, em incursões ainda esparsas. Além do simbolismo de retornar à velha casa, os trabalhos no campo principal também ajudarão a resgatar a privacidade dos atletas.
A direção entende que o CT Parque Gigante, em frente ao estádio, tem uma área muito ampla e pode, assim, dificultar o esconde-esconde natural antes de partidas decisivas. Quando o Beira-Rio reabrir para treinos, as sessões não ocorrerão diariamente, até para evitar o desgaste do novo tapete. Nesse retorno gradual, serão priorizados trabalhos secretos.
- O CT é muito aberto. No Beira-Rio, teremos mais chances de realizar isso - avalia o diretor Marcelo Medeiros, para depois celebrar: - A resposta do gramado está muito boa. O cronograma como um todo está adiantado.
- Estará pronto para, eventualmente, quem sabe, fazer um treino fechado. O gramado já estaria pronto, sim - afirma o presidente Giovanni Luigi, sobre a data de julho.
Com direito a cerimônia especial, o primeiro plantio foi realizado em 4 de março. Um mês depois, o tom verde já tomava conta do campo. O plantio apresentou uma tecnologia inédita no Brasil. Ainda não usada no país, a grama bermuda "tifgrand" vem da Flórida, nos Estados Unidos.
É do tipo verão e se entrelaça ao solo devido a uma camada de 10 cm de terra misturada a fibras elásticas, que se agarram ao material jogado pelos funcionários. A fase atual é de maturação da segunda semeadura, ocorrida em maio.
Com 71% das obras concluídas, o Beira-Rio deve ficar pronto até dezembro, data-limite da Fifa para a Copa de 2014. Enquanto isso, a casa colorada para jogos é o estádio Centenário, em Caxias do Sul. Não há definição ainda sobre a cerimônia de reinauguração.

Nenhum comentário: