sexta-feira, 26 de abril de 2013

26/04/2013 16h44 - Atualizado em 26/04/2013 16h45

Banheiros 'sem cheiro' do novo Beira-Rio serão finalizados em maio

Estádio terá 81 sanitários para atender os 51 mil torcedores. Espaços localizados na inferior serão os primeiros a ficarem prontos

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
30 comentários
Construção dos novos banheiros (Foto: Divulgação/AG)Mictórios do Beira-Rio dispensam uso de água
(Foto: Divulgação/AG)
A reforma do Beira-Rio evolui em várias frentes. E uma que se aproxima da fase de acabamento é a finalização dos sanitários. A previsão é finalizar os banheiros da arquibancada inferior, do quadrante 1, em maio.
Além disso, os frequentadores dos banheiros terão um ganho e tanto. Foi escolhida a utilização de mictórios a seco, que eliminará os odores e evitará que a água fique correndo.
- O mictório a seco dispensa o uso da água. O sistema funciona com um cartucho provido de anel desodorizador e membrana que permite que a urina passe para o sistema de esgoto sem que o odor volte ao ambiente – explica a engenheira Fernanda Borsatto, responsável pelo projeto hidrossanitário do estádio.
Os banheiros também terão controladores de vazão de água e fechamento automático. Tanto torneiras quanto duchas serão do tipo hidromecânica, que é regulada em razão da pressão no ponto acionado pelo torcedor na válvula. A torneira terá um tempo para deixar o funcionamento da água.
No total, o estádio terá 81 sanitários. Serão 31 destinados aos homens e o mesmo número às mulheres. O público infantil terá oito banheiros, enquanto quatro se propõem a abrigar os Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Ainda há dois integrados com vestiários para atendimento às lojas, quatro para a imprensa, e um para as cabines de controle.
Os níveis 1 e 5 receberão 44 sanitários. As suítes e reservados – níveis 3 e 4 – terão nove sanitários masculinos e outros nove femininos. A área utilizada ser de 425 m². Nos skyboxes, camarotes na parte mais alta do estádio, terão seis banheiros. Cada um, com aproximadamente 10 m².
Os sanitários do Beira-Rio são todos novos e seguem um projeto com padrão de acabamento superior e número de vasos, pias e mictórios adequados às exigências da Fifa e da legislação do município de Porto Alegre.
O estádio terá 44 lojas na fachada externa, com um restaurante no terceiro nível. A casa colorada contará com 70 camarotes (dos quais quatro pertencerão ao clube neste período), 5 mil assentos VIPs, na parte mais central do campo, onde ficava a social, e 55 skyboxes. A casa colorada terá capacidade para 51.800 pessoas e receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014.
Clube estuda reabertura do Beira-Rio para setembro. No entanto, tendência é de que ocorra em dezembro  (Foto: Divulgação/AG)Banheiros estão em fase final de obras (Foto: Divulgação/AG)

Nenhum comentário: