segunda-feira, 4 de março de 2013

Copa na Capital04/03/2013 | 19h30

Construção do corredor de ônibus da Padre Cacique deve começar no dia 11

Previsão é de que a obra leve 12 meses para ser concluída

Construção do corredor de ônibus da Padre Cacique deve começar no dia 11 Smov/divulgação
A ideia é que o corredor, junto ao futuro Viaduto Pinheiro Borda e à duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, privilegie a mobilidade urbana Foto: Smov / divulgação
Nesta segunda-feira, o secretário Municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher, assinou a ordem de início da construção do corredor de ônibus da Avenida Padre Cacique. O projeto integra o cronograma de melhorias urbanas para a Copa do Mundo de 2014, e as escavações devem começar no dia 11 de março.

Avaliado em R$ 24,8 milhões, o plano prevê uma via de 1,592 quilômetro — que vai da Avenida Pinheiro Borda até a Avenida José de Alencar — com duas faixas de circulação para os veículos e um corredor exclusivo para os ônibus. A rodovia deverá ser o principal acesso ao Estádio Beira-Rio, onde serão realizados os jogos em Porto Alegre.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), a ideia é que o corredor, junto ao futuro Viaduto Pinheiro Borda e à duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, privilegie a mobilidade urbana, permitindo que o tráfego flua melhor, com operação rápida e mais frequência de coletivos.

A obra se encaixa no sistema Bus Rapid Transit (BRT), que visa com as construções melhorar o transporte coletivo na cidade, com passagens pré-pagas, controle do tráfego em tempo real, acessibilidade e passagem única e livre que possibilite a transferência  entre as linhas.

A previsão é de que a obra leve 12 meses para ser concluída. Segundo a EPTC, até o final desta semana a sinalização será instalada no local, e logo o serviço de desvios no trânsito, por conta dos trabalhos na região, será divulgado aos motoristas. Dados da obra:
— 1,592 km
— três faixas de circulação, sendo duas pistas com largura de aproximadamente 13 metros
— uma pista exclusiva para ônibus
— canteiro central de dois a seis metros
- passeio de dois a quatro metros

Nenhum comentário: