terça-feira, 12 de junho de 2012


12/06/2012 11h15 - Atualizado em 12/06/2012 11h20

Vice-prefeito de Gdansk, na Polônia, faz declaração racista em plena Euro

Político agradeceu aos habitantes da cidade por 'terem se comportado como gente branca e civilizada'

Por Agência de notíciasGdansk, Polônia
145 comentários
Andrzej Bojanowski, VICE-PREFEITO DE GDANSK.  (Foto: Agência Gazeta)Andrzej Bojanowski tentou se desculpar
(Foto: Agêncja Gazeta)
Andrzej Bojanowski, o vice-prefeito de Gdansk, uma das oito cidades-sede da Eurocopa 2012, provocou uma polêmica ao falar que os habitantes da cidade "são pessoas normais, brancas e civilizadas", e por isso teve de desculpar-se nesta terça-feira. O tema do racismo é uma das principais preocupações dos organizadores da competição, especialmente desde que os jogadores da Holanda denunciaram terem sido chamados de macacos durante um treino em Cracóvia, na semana passada.
- Quero agradecer aos habitantes e trabalhadores da cidade por terem se comportado como gente normal, branca e civilizada ante nossos convidados, que também se comportaram como gente branca normal - declarou o político.
Bojanowski, de 40 anos, pediu desculpas em entrevista ao jornal Gazeta Wyborcza.
- Peço perdão a todos que possam ter se sentido feridos pela maneira equivocada com que me reportei em um programa ao vivo. Simplesmente queria agradecer aos habitantes e convidados, seja qual for a cor de sua pele - tentou corrigir.
Segundo Krzysztof Jarymowicz, chefe da organização polonesa "Fundação para a Liberdade", que luta contra o racismo, trata-se de um exemplo de "até que ponto os estereótipos e a xenofobia estão fixados na mentalidade e na linguagem" na Polônia.
- Tenho certeza que o vice-prefeito de Gdansk utilizou essa fórmula inconscientemente - disse Jarymowicz ao Gazeta Wyborcza.

Nenhum comentário: